TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

APARÊNCIA


A aparência pode fazer com que interpretemos mal ou até mesmo não gostemos de uma pessoa antes mesmo de conhece-la. De uma maneira ou de outra, fomos condicionados desde de pequenos, a relacionar certas aparências a tais tipos de pessoa. Seja por meio de desenhos animados, comerciais de televisão, novelas, filmes, revistas, sempre estão tentando nos impor conceitos baseados na aparência e na estética. E é baseados nesses conceitos, que a grande maioria das pessoas pré-julgam e taxam as outras, sem nem mesmo terem conhecimento sobre esse individuo, que por muitas vezes é totalmente oposto ao que sua aparência supostamente demonstra.

Muitas pessoas ficam com medo, olham de maneira diferenciada ou até mesmo ridicularizam quando vêem alguém que não se enquadra com os padrões “aceitáveis” da nossa “sociedade”, que por sinal tem tradição em humilhar e até mesmo agredir o diferente.

È o que acontece com cabeludos, tatuados, roqueiros, dentre tantas outras pessoas que sofrem por pensar, agir e se vestir diferente da maioria.
A aparência pode de certo modo valer mais até que o tão cobiçado dinheiro, que move o mundo atual. Uma pessoa com dinheiro e mal vestida é barrada em determinados locais. Já uma pessoa bem vestida, mesmo que não tem um centavo no bolso com certeza irá ser bem recebida em qualquer lugar que vá.

Nossa “sociedade” segue padrões e conceitos que pararam no tempo. Vivemos num mundo de aparências onde a verdadeira face jamais é conhecida. A imposição desses padrões leva as pessoas a uma interminável busca de uma falsa beleza e gera preconceitos e discriminações.

Um comentário:

dany disse...

Concordo plenamente com vc..a questão "julgar pela aparência" é bastante antiga..porém,penso que vc deveria abrir o leque p outras "aparências" as quais muitas vezes julgamos antes de ter o primeiro contato, o famoso "pre-conceito", afinal,muitas pessoas passam por situações constrangedoras e até sofrem por estar exercendo a sua vontade e direito de ser e estar como realmente gostam e querem!

Postagens populares