TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A ARTE DO LE PARKOUR PRESENTE EM MONTES CLAROS





O Le Parkour, que significa “O Percurso” em francês, é uma atividade que combina vários técnicas, desde artes marciais a ginástica. Foi desenvolvido pelo ator francês David Belle em meados dos anos 80, com intuito de possibilitar alguém a superar obstáculos no seu percurso, que poderão ser quaisquer coisas no que estejam no ambiente, desde galhos de árvores, pedras e até grandes paredes de concreto.

Em Montes Claros, a atividade é praticada há três anos e desde então vem ganhando cada vez mais novos adeptos. Álvaro Coelho Neto foi um dos primeiros praticantes, e também é um dos idealizadores do grupo que pretende oficializar a Associação Montesclarense de Parkour (AMPAK), que segundo Álvaro só não saiu do papel ainda por questões burocráticas.

- Eu ouvi o nome Le parkour uma vez, a partir daí, eu mais três amigos procuramos saber o que era na internet, assistimos algumas reportagens a respeito da atividade no site de vídeos youtube, e começamos a nos reunir e praticar, na época na Praça do Rotary Club. Foi nessa época que tivemos a idéia de fazer a Associação Montesclarense de Pakour (AMPAK), que só não saiu do papel ainda por algumas pendências burocráticas e também por falta de recursos. – Conta Álvaro.

O COMEÇO
Álvaro explica que no inicio eram quatro pessoas, em pouco tempo passaram a ser sete o numero de praticantes e a partir disso começou a crescer. Eles criaram uma comunidade no site relacionamentos Orkut, e hoje tem aproximadamente cinqüenta praticantes ativos e cerca de duzentos que não praticam com tanta freqüência.
Na região do norte de minas, de acordo com Álvaro, existem praticantes em Janauba, São Francisco e Bocaiúva. A atividade veio para o Brasil há sete anos e tem aproximadamente 40.000 praticantes atualmente.

A ATIVIDADE
Segundo Álvaro, a atividade é dividida em duas categorias se assim podemos dizer, o Le Parkour é basicamente uma pessoa correndo de algo a alguém e nada pode pará-lo, é chegar do ponto A ao B da forma mais rápida e eficiente possível.

Há também o Free running, onde é feito o mesmo percurso do Le Parkour, porem fazendo este da maneira mais estética possível, podendo utilizar de variados movimentos, não se importando com tempo do percurso.

O Le Parkour e o Free running, de acordo com Álvaro, não são considerados esportes e sim uma atividade, isso porque não existem competições entre os praticantes, somente a competição da pessoa que pratica com ela mesma.

Uma característica importante é que um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira em que irá gastar menos energia e mais direto possível e com isso evitando também se envolver com ferimentos.

FALTA DE ESPAÇO
Segundo Álvaro, todos podem praticar a atividade, cada um respeitando o seu limite, é questão de treinamento e condicionamento do corpo, conhecer os seus limites e não tentar ultrapassar esses limites de forma brusca, tem que ir tentando gradativamente para não ter nenhum dano serio.

Montes Claros não tem os espaços idéias para a pratica da atividade, porem Álvaro lembra que uma intenções é de se usar a criatividade mesmo, e apesar de não terem muito lugares para praticar, a sociedade em geral não se incomoda com os treinos, ao contrario do que acontece em outros lugares onde a atividade é marginalizada por algumas pessoas.

2º ENCONTRO DE PRATICANTES DE LE PARKOUR DE MONTES CLAROS
Será realizado neste domingo dia 21, o segundo encontro de praticantes de Le parkour de Montes Claros. A festa é para angariar fundos para que a associação possa ser oficializada. A oficialização da AMPAK segundo Álvaro, tem a intenção de fazer com que as atividades do grupo se tornem algo mais serio e assim mudar a visão negativa que algumas pessoas têm.

- Nossa intenção é de fazer uma coisa mais seria, porque também tem muita gente que tem uma visão negativa da atividade. Então estamos tentando usar os meios legais, para conseguirmos fazer uma associação bem estruturada, com sede própria e registrada, até mesmo para podermos realizar viagens e participar de encontros estaduais e nacionais de Le Parkour e Free running. Recentemente não fomos ao encontro nacional exatamente por falta de patrocínio, então a associação vai ajudar e muito nesse sentido. – Explica.

SERVIÇO
Os membros da AMPAK se reúnem todos os domingos às 09h00min na Praça Doutor Carlos para praticar Le Parkour e Free Running. O 2º Encontro de praticantes de Le Parkour acontece a partir das 13h00min na Casa da juventude com entrada gratuita. O evento terá como atrações as bandas StenPop, M&M's, Tabala e Johnny Rocky e também do DJ Cristiano.

- Nós da Associação Montesclarense de Parkour convidamos a todos que se interessarem a praticar, ou até mesmo a assistir nossos treinos, na Praça Doutor Carlos, todos os domingos a partir das 09h00min se não chover. Todos serão bem recebidos, já temos bastante praticantes, e inclusive estamos fazendo novas camisas e quem quiser pode acessar nossa comunidade no site de relacionamentos Orkut. - Diz Álvaro.

5 comentários:

renan disse...

oi blz em carapicuiba (SP) tem grupos para treinar le pakuor eu treino sozinho eu queria treinar com + pessoas que sabe se tiver me passa onde eles ficâo obg. meu msn (((renanref@hotmail.com))) flw....

bruno disse...

Estou Fundando um Grupo de Le parkour Em moNtes Claros ,
Mais
informaçoes Orkut ai::

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=469830433619947864


Abraços..
Bay Bruno

mateus disse...

me digam ai se vocês tem aula mesmo para ensinar aqui em Montes Claros se tiver falem com migo pelo facebook:mateusmoreira2011@hotmail.com

mateus disse...

oi eu queira saber ser aqui em montes claros existe aula para me treinar pois gostei muito.se vocês pode sem me responde me falem pelo facebook > mateusmoreira2011@hotmail.com

Pedro disse...

Bruno me add la no facebook para agente tirar um assunto

https://www.facebook.com/marcelo.queiroz.94651

Postagens populares