TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

segunda-feira, 13 de abril de 2009

TV BRASILEIRA – Texto opinativo




Os canais abertos da Televisão Brasileira, precisam se renovar, com algumas raras exceções, a maioria dos programas, filmes, desenhos e series ou são de 1900 e borrachinha e a imagem inclusive já esta mais clara, de tanto que foi exibido, ou então são a cópia descarada de algum outro.


A própria programação necessitava ser revista, em quase todos os canais vemos o mesmo padrão, desenhos na parte da manhã, filmes ruins e programas tão ruins quanto os filmes na parte da tarde e jornais, novelas e programas um pouco mais idiotas na parte da noite.


Alguns canais conseguem superar o limite do impensável, colocando de volta no ar programas que NÃO fizeram sucesso no passado, como se as pessoas de hoje em dia fossem gostar, vide o homem do baú.


O seriado Chaves e o desenho Pica-Pau, por exemplo, já foram exibidos para varias gerações de crianças, e até hoje continuam sendo exibidos. Recentemente eu vi anunciando no canal das novelas, que iria “estrear” um “novo” desenho animado, Duck Tales. Eu assistia esse desenho quando tinha uns cinco anos de idade, hoje tenho vinte e cinco, ele volta a ser exibido.


O que será que pensam as pessoas que escolhem essas programações? Ou será que a idéia é essa mesmo, exibir essas produções antigas ou similares do tipo para cada vez mais alienar as pessoas.


Apesar de tanta coisa saturada há pelo menos algumas exceções, como é o caso do C.Q.C. e do Pânico na TV, que são programas novos e que sabem fazer humor de maneira inteligente. Outro bom exemplo é o Alterosa Esporte, que ao contrario do seu concorrente, consegue fazer um programa de esportes, informativo, inteligente e com muito bom humor, assim também como o Viação Cipó, que consegue transformar um assunto que poderia ser considerado chato em interessante.


Há também um outro lado que é necessário se analisar, o publico em sua maioria deve estar satisfeito com a programação exibida, até porque os canais de TV são empresas que precisam de dinheiro, e esse dinheiro é obtido através das propagandas que por sua vez são mais caras em horários de maior audiência, ou seja é o publico quem demonstra se a programação esta agradando ou não, assistindo ela ou não. Isso inclusive me lembra o caso da política brasileira, é a maioria da população quem escolhe os políticos que nos representam, mas essa maioria sempre escolhe os mesmos sanguessugas de sempre.


Então eu cheguei à conclusão de que se o povo não sabe escolher nem quem vai representá-lo e que vai governar seu país, o que dirá o que passa na TV.

5 comentários:

LUANA disse...

Adoro seus textos opinativos e por isso vou opinar tbm. A televisão é um meio de comunicação de massa portanto os programas desenvolvidos devem está de acordo com a cultura da maioria da população. Bem, oq acredito que aconteça seja um nivelamento por baixo em que todos os telespectadores são tratados como ignorantes e sem capacidade de acompanhar qualquer programa q exija um pouco mais de inteligencia ou raciocinio. Contudo instigar o crecimento pessoal dos cidadãos não é papel da televisão, como vc bem disse suas ações são baseadas em lucros e propagandas, o unico valor passado é o consumo, pois esse é o interesse deles. Acreditar em uma mudaça me parece utópico pois como sempre a população aceita de boca aberta tudo que lhe é imposto.Ficaria horas falando mal de tudo mas já falei d+.

Sara disse...

Nossaaaaa me ajudou bastante na escola.....A prof. pediu um texto ontem pra hoje, ainda bem q achei este site
Vlw,por ter colocado este texto q me ajudou bastante......
bjins
Adoreiii

Samuel Fagundes disse...

Uai. que bom que ajudou. Só por curiosidade, qual era o texto?

Guilherme disse...

Cara ate concordo em partes. Mas como uma amiga falou aqui em seu comentario a TV nao existe pra melhorar a cultura ou nivel da sociedade nao, so visam lucro. É mais um meio de entretenimento. Mas nao vou negar que ate hj qnd tenho tempo assisto o seriado Chaves. Bem melhor que esses atuais programas de humor que temos por ai. Isso claro tirando o panico na TV que é muito legal.

Samuel Fagundes disse...

Guilherme,

Realmente as emissoras de TV só visam o lucro, porem o meu questionamento é que porque não ter lucro e passar alguma informação ou mensagem importante? E outra coisa é o fato de não haver renovação, ta certo que na TV existe até um ditado "nada se perde, tudo se copia", mas atualmente a programação dos canais de TV aberta no geral só tem porcaria.

Eu sou do tempo que existia programas como o "Programa Livre", apresentado por Serginho Groisman (ou seja la como se escreve) ao vivo todos os dias, com plateia, bandas e assuntos interessantes. O programa passava as 16:00 da tarde. Hoje, você liga a TV nesse horario, só tem filme veio, discussão tosca de casais e programa que fala de fofoca das "celebridades", talvez o que salve seja o seriado "everybody hates Chris" que apesar de ser legal, repete demais os mesmos episódios.

Eu já gostei muito de chaves e chapolin, mas porra, minha mãe me disse que na época dela ja passavam chaves repetido. Na minha opinião deveria haver uma renovação total. Mas isso é apenas um pensamento utópico, muito dificilmente se realizará.

De qualquer modo, obrigado por acessar o blog.

Postagens populares