TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia mundial do rock


Hoje é comemorado o dia mundial do rock, mas será que atualmente temos motivos para celebrar essa data? Eu tenho minha duvidas. A cena do rock nacional está estagnada e o que infelizmente vemos é o surgimento de bandinhas que em minha opinião, tocam algo que pode ser qualquer coisa menos rock. Novos segmentos foram surgindo e se agregando ao rock, mesmo “sem pedir licença”. Hardcore sentimental, happy rock, emocore e por ai vai. São estilos que apesar de terem alguns traços do bom e velho rock n roll, no geral, fogem e muito da idéia de rock, seja na temática, na postura ou em outros fatores claramente perceptíveis para quem conhece do assunto. Alguns irão dizer que isso seria uma “evolução” ou adaptação aos novos tempos, eu já penso que isso é fugir do que é rock de verdade, mas essa é apenas minha opinião.

Falando da cena local, aqui em Montes Claros (MG), houve uma efervescência de bandas e de iniciativas em 2009 e 2010, mas infelizmente também acabou caindo na estagnação. Aconteceram vários shows e eventos, houve época em que toda semana tinha rock, às vezes até mais de uma vez por semana em outras ocasiões, dois eventos de rock no mesmo dia. Hoje o que posso observar é que as bandas daqui continuam a produzir, e com qualidade, pois talento é o que não falta nessa cidade, mas falta oportunidade para mostrar o som. Os eventos que antes eram abundantes, hoje praticamente só ocorrem quando os membros das bandas se organizam e eles mesmos produzem os eventos, na raça e na coragem, tirando dinheiro do bolso e mesmo assim sempre aparece alguém da prefeitura para reclamar do volume do som.  

Então, será que temos realmente o que comemorar neste dia mundial do rock? No meu modo de ver, só nos resta celebrar os antigos ídolos e prestigiar os poucos que continuam a fazer e tocar rock de verdade e que não se renderam as modinhas.

Hoje é dia mundial do rock, então se é para comemorar, vamos então valorizar cada vez mais as bandas que ainda tocam rock e tentar fazer com que as cenas local e nacional voltem a ser o que já foram um dia. 

Um comentário:

Lou James disse...

Olá!
O rock passou por tantas "mutações" e incorporou tantos "elementos" a sua essência que, realmente, o que toca e nos toca hoje em dia soa um pouco deturpado aos ouvidos.
Dizer que Radiohead, Stones Roses, The Charlatans, Gorillaz, The Strokes, The Killers e tantas outras da cena contemporânea fazem rock gera controvérsias.
Sem contar que o estilo que nasceu a seis décadas, atualmente sofre concorrência brutal do hip hop e do pop no gosto da juventude.

Mas, os clássicos estão ai...
Comento ouvindo Pink Floyd (só p/ constar).

Vida longa aos deuses da guitarra, vida longa aos 3 acordes... Vida longa ao bom e velho rock 'n roll.

Belo post!

Rock on!

Postagens populares