TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

domingo, 23 de outubro de 2011

SONS DO BRASIL – CONHEÇA A BANDA FLORES DO FOGO




Flores do Fogo foi formada em 1997 pelo musico Ricardo Faleiro, os integrantes apesar de morar em São Paulo (SP) são oriundos de Sapucaia do Sul e Canoas (RS). Após várias mudanças de formação a banda é atualmente composta por Ricardo Faleiro (vocal), Fabio Dias (baixo), Luis Dias (guitarra), Rafael Sagat (bateria) e Markus Mioranzza (teclado).


O INICIO
Segundo Ricardo Faleiro, desde 1986, na época com 14 anos, ele já vinha a intenção de formar uma banda, mas com nome Flores do Fogo foi somente em 1997. Após algumas trocas de integrantes, a banda faz uma série de apresentações em regiões do interior paulista e também na capital. Participaram de alguns festivais e foram premiados em outros, em 2002 foram premiados no Festival CEVAL ENCANTO com a musica “Menino Pobre”. Em 2003 ganharam primeiro lugar no Festival da Canção em Santo Amaro (SP), em 2004 conseguiram primeiro lugar em todas as etapas do Atack Sonoro em São Paulo (SP) e em 2008, primeiro lugar no Festival Universo Pop em Porto Alegre (RS).

- Eu mesmo quem deu inicio a banda, em 1986 quando eu tinha 14 anos e vi um pôster do Deep Purple e disse “é isso que quero ser...” a partir daí, aos poucos começaram a vir as idéias e sempre uma segurança de que isso era o que eu tinha que fazer. Sempre ia ao mato compor e lá, escutava os espíritos que me guiavam e diziam “componha, e quando encontrar as pessoas certas terá as músicas prontas”, e assim foi. Treze anos depois encontrei Fabio Dias e foi o primeiro dos que ficou até os dias atuais e assim começa a saga até chegar à atual formação. Tivemos algumas dificuldades, como dinheiro, mas achar as pessoas certas é também muito difícil, alem de divulgar seu som da maneira correta e eficaz (rs). –Lembra o vocalista.

O NOME
Ricardo diz que nome simplesmente surgiu em sua minha mente, mas não era algo bem definido. Segundo ele, vinham idéias como “fogo branco”, “flores de fogo”, mas ele não achava que deveria ser “flores de fogo” e comentou com o primeiro guitarrista da banda, Fabiano Freitas, que sugeriu “do fogo” no lugar  “de fogo”, e então Ricardo concordou.

- O significado do nome eu só fui descobrir tempos depois, após pensar muito. A flor simboliza “o belo”, do fogo “o bom”. Então Flores do Fogo quer dizer “Luz”, por que a luz é o “belo do fogo”, porque o fogo queima e destrói, mas ilumina, e esse é seu lado bom e belo. A “flor do fogo” é a luz, por isso, Flores do Fogo significa "LUZ". – Explica Ricardo Faleiro.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Perguntado sobre as principais referencias musicais da banda, o vocalista diz que a principal influência vem do rock in roll e hard rock de 1970 e cita Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath como os principais nomes. Ricardo diz que se fosse para definir o estilo da banda, definiria simplesmente como rock in roll.

 PROCESSO DE CRIAÇÃO
O processo de criação da banda de acordo com Ricardo Faleiro é de certo ponto, mediúnica. Ele afirma sentir uma presença que de alguma forma diz a ele que vai fazer uma musica, então ele pega o violão e a musica acaba saindo. Ricardo diz que não anota a letra em nenhum lugar, mas grava mentalmente no momento em que compõe a melodia até o momento em que irá ensaiar com a banda.

- Minha inspiração vem da sede de mudar o mundo, e também desse contato espiritual que acredito ter, alem da inspiração de seguir o que os mestres setentistas nos ensinaram, que é ser “originalmente original” no sentimento e sempre falando das causas sociais  do ego e da espiritualidade em forma de protesto e solução. – Diz Ricardo.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Flores do Fogo gravou 1999 o  EP "AS PESSOAS TRILHAM" com sete musicas e com a participação do guitarrista Serj Buss. Em 2011 estão lançando o álbum “ROCK N ROLL É ETERNO” com a participação de Edu Ardanuy e a regravação da  musica “JARDIM DAS ACACIAS” de Zé Remalho. No momento o álbum pode ser encontrado apenas na Galeria do Rock em São Paulo (SP), mas podem ser adquiridos entrando em contado com a banda por MSN. Email ou facebook.

CONTATOS

-Queria agradecer ao Samuel Fagundes e ao blog JORPS, e dizer para a galera acessar nosso myspace, facebook, entre os outros contattos. Nosso site logo estará disponível e em breve sairá um clipe oficial da banda, aguardem! Muito obrigado e fiquem na paz!  “DEUS SALVE O ROCK N ROLL, QUE O ROCK N ROLL SALVARÁ O HOMEM, QUE SALVARÁ O HOMEM, QUE SALVARÁ O MUNDO''. Além do amor e destino qual outro motivo de ser uma banda a não ser para mudar o mundo! – Ricardo Faleiro, vocalista da banda Flores do Fogo.

Nenhum comentário:

Postagens populares