TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

sábado, 21 de janeiro de 2012

TORNEIO DE SKATE EM MONTES CLAROS



Começou hoje, 21/01/2012, em Montes Claros (MG), o I Torneio de Skate, campeonato que marca a volta das competições de skate na cidade. De acordo com o skatista Leandro Santiago Dias (Gugu), um dos organizadores e idealizadores do torneio, a idéia do evento veio junto com a disposição dos skatistas em construir novos “obstáculos” na praça do bairro Todos os Santos, local freqüentado por praticantes do skate, por ter um half.



PISTA NOVA
Skatistas e admiradores do esporte tiveram a iniciativa de reformar e construir uma pista na praça do bairro Todos os Santos, Gugu, diz que inicialmente os próprios skatistas se uniram e recolheram dinheiro entre eles. Com o que foi arrecadado eles construíram a pista de skate em uma das quadras da praça.  Segundo Gugu, a sensação foi de construir algo com as próprias mãos foi muito boa.

- Era algo como fazer justiça com as nossas próprias mãos, criar um mundo só nosso. Simplesmente para poder andar de skate e rever os amigos da época do Escritorio Skatepark. Os skatistas se uniram e começaram a fazer as coisas. A partir daí as pessoas chegavam sempre para somar. Os vizinhos colaboraram com água gelada ou refrigerante, alguns ex-skatistas apareceram para doar sacos de cimento, outros colaboraram com a mão de obra e todas as pessoas que ficavam sabendo o quê estávamos fazendo vinham pra ajudar de alguma forma. – Ressalta Gugu.

EXPECTATIVAS
De acordo com Gugu, o fato de a pista ter ficado pronta poucos dias atrás, fez com que a maioria dos skatistas não tivesse muito tempo para treinar, por isso ele diz que talvez o numero de participantes possa vir a ser menor do que poderia ser. Gugu ressalta que a idéia do campeonato é dar espaço a novos skatistas, alguns que nunca foram a praça do bairro Todos os Santos, para que estes vejam o que foi possível fazer com a união dos skatistas.

- Espero que este campeonato seja apenas a semente de algo muito maior que ainda está por vir. Espero realmente que todos entendam que somos apenas algumas “formiguinhas”, mas que quando várias “formiguinhas” se juntam conseguem fazer algo muito grande. Todas as tardes já estão reunindo várias pessoas na praça, e isso é muito gratificante para nós. Estamos certos de que o evento será um sucesso, pois o resultado do nosso trabalho vai ficar na praça após o campeonato. Não é como se estivéssemos fazendo apenas uma festa, estamos reescrevendo  a história do skate em Montes Claros! – Afirma Gugu.

HISTORIA 
Leandro Santiago Dias, conhecido como “Gugu”, conta que começou a praticar o esporte trinta anos atrás, na época com 11 anos de idade, ele via o skate apenas como um "brinquedo", um entretenimento. Segundo Gugu, quando começaram a construir o half do bairro Todos os Santos ele decidiu que iria praticar o esporte com seriedade. Então comprou um skate profissional e se dedicou mais e mais. Dedicou-se tanto que conseguiu ganhar vários torneios, tanto no estilo vertical como no street. O skatista lembra quando foi pela primeira vez a cidade de Divinópolis (MG), para disputar um campeonato.

- Quando o half do bairro Todos os Santos ficou pronto começaram a ter alguns campeonatos da modalidade vertical em Montes Claros. Foram uns quatro ou cinco e eu ganhei todos. Foi quando descobri a modalidade street, que é a minha paixão! Quando começaram os campeonatos de street eu também comecei ganhando aqui em Montes Claros. Até o dia em que fiquei sabendo de um campeonato em Divinópolis (MG). Fui para Divinópolis me achando "o Cara", mas quando cheguei vi que ainda tinha um nível muito inferior aos atletas mineiros. Nem me classifiquei para as finais desse campeonato. Voltei, e treinei seis meses sem parar, treinei a melhor manobra de cada um dos melhores skatistas de Minas Gerais, que eu tinha visto em Divinópolis. Então fui para o Campeonato Mineiro em Belo Horizonte (MG). Me inscrevi na categoria principal com mais 67 skatistas. Classificavam apenas oito e eu fui um deles. No final do dia eu era o novo Campeão Mineiro que ninguém conhecia, pois tinha treinado só em Montes Claros. A partir daí eu ganhei mais uns 20 campeonatos de skate nas em varias cidades mineiras, Montes Claros, Belo Horizonte, Divinópolis, Curvelo, Janaúba e Pirapora. – Relembra Leandro Santiago Dias. 

ESCRITÓRIO SKATEPARK
Há 12 anos Gugu era proprietário de uma das melhores pistas de skate de Minas Gerais, que ficava em Montes Claros, o Escritório Skatepark. Enquanto esteve em atividade, aproximadamente sete anos, Montes Claros foi o “palco” de vários campeonatos e apresentações de skate alem do surgimento de vários skatistas de alto nível alto na cidade.

SERVIÇO
O campeonato começou hoje (21/01/2012) a partir das 14:00 e vai até amanha (22/01/2012) iniciando as 09:00 na praça do bairro Todos os Santos, em Montes Claros (MG).Os skatistas poderão se inscrever no próprio local nas categorias “Iniciante 1 e 2”, e Amador.

- Eu queria que todas as pessoas que não querem ser apenas mais um, fossem na praça e vissem que como diz a música de Renato Russo, "quem acredita SEMPRE alcança". Aproveito a oportunidade para agradecer aos skatistas Léo Kaoi (o skatista que mais trabalhou na construção dos obstáculos), Túlio, Bacaiau, ao meu xará Gugu Diaz, Grilão, Andim, Malabim, Angelo, Tampa, Júlio, Vitim, Rickelme, aos vizinhos da praça, a Ricardo Guimarães que nos ajudou muito com a mídia, a Tikin e turma de patinadores, a Possilga, por este espaço e a todos que nos ajudaram de alguma forma, o meu muito obrigado de coração. – Diz Leandro Santiago Dias (Gugu).

2 comentários:

danyel alexandre disse...

condo vai ter outro conpeonato de skate aki em montes claros,,,,

danyel alexandre disse...

tinha que te mais compeonato de skate aki em montes claros,,,,

Postagens populares