TRANSLATE JORPS TO YOUR LANGUAGE

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A importância da mentira




Antes de mais nada, quero esclarecer que este texto não tem nenhuma relação com a minha banda que se chama mentira, na verdade trata se de uma opinião que escrevo, após assistir um filme chamado "The invention of lying", traduzido no Brasil, para "O primeiro mentiroso".

O filme, cujo diretor não faço a menor ideia de quem seja e deixo a busca no google para meus amigos cinéfilos, se passa em um mundo onde jamais contaram uma mentira, a palavra se quer existe e todos falam somente a verdade, seja ela qual for e independentemente da situação. Eles também não conseguem omitir certas verdades e toda essa sinceridade, gera inúmeras situações cômicas que inclusive são demonstradas no filme, que apesar de não ser uma comédia escrachada, daquelas onde a barriga doe de tanto rir, tem suas pitadas cômicas.


O elemento principal do filme, em minha opinião, é a visão única de um mundo onde certas "verdades" não existem, pois na realidade não passam de mentiras. Para se ter uma idéia,  não há religião no mundo sem mentira do filme e o motivo disso é fácil de se deduzir, a religião nada mais é que uma grande mentira, que ao ser contada por milhões de pessoas, se tornou uma "verdade". As propagandas exibidas nas televisões do mundo sem mentira são do tipo "Cigarro mata, fede, é feito de produtos tóxicos, mas muitos ricos e artistas famosos fumam. Fume por isso!" e me fez refletir de como seria um mundo sem mentiras, onde todos só falassem a mais pura verdade, doa quem doer.

O filme não aborda a questão política, mas imagine como seriam as campanhas, se é que existiria política ou políticos, caso não houvesse a mentira. E mais, um mundo sem mentiras, e consequentemente religião, seria um mundo bem mais avançado tecnologicamente, pois não haveria grupos religiosos protestando contra todo progresso que poderia por em questão a crença deles.

Entretanto, a mentira é necessária, há certas situações onde a verdade não terá nenhuma serventia a não ser passar uma informação inútil que ou vai magoar alguém ou irá aumentar o seu sofrimento. Há situações em que você tem de mentir ou omitir a verdade, para se defender ou até mesmo para sobreviver.

Um mundo sem mentiras, seria também muito chato e perigoso, imagine a possibilidade de sua namorada ou esposa, saber de todas as mulheres com quem você já se envolveu em uma relação anterior a  dela, ou pior, ficar sabendo de todos os casos que elas tiveram. Pense como seria terrível não ter nenhuma maneira de inventar uma desculpa para uma cervejinha com os amigos. Seria algo terrivelmente chato!

Então, minha conclusão é que a mentira apesar de gerar muitos efeitos colaterais tem uma importância significativa. Se for bem analisado, tudo nesta vida foi, é, será ou terá uma mentira e isso a faz ser tão importante.


2 comentários:

Diestrich disse...

"Uma mentira contada 100x torna-se verdade."

Diestrich disse...

Algo que acredito ao ver este filme naquela época foi que esse mundo não devia evoluir. As pessoas por sempre contarem a verdade são frias e sem sentimentos. Eu realmente acredito que mentir é um grande sentimento, cria culpa, talvez tristeza e nos prova que podemos ser melhores. Se nos tornamos frios, acostumados que as outras pessoas são sem noção, não consigo nem criar um mundo imaginário onde isso seja possível...

Postagens populares